PROJETO

Exposição Cores de Nossa Aparecida em Tapurah

O município de Tapurah terá mais um motivo para se orgulhar. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida foi reformada e ganhou uma nova roupagem com a instalação de vitrais ilustrativos e abstratos, painéis com pintura e mosaico, uma rosácea e cruz de vidro na fachada, além de 15 painéis em mosaico com as estações da via sacra em torno da igreja, obras essas que fazem parte da exposição permanente Cores de Nossa Senhora Aparecida.

O templo tem sua característica singular, em forma de um polígono heptagonal, com sete lados e possui ângulos idênticos em formato de arco.

O Cores tem a Coordenação da Ação Cultural e está sendo executado por Mari Bueno, reconhecida como uma artista de destaque internacional, pois seu trabalho é focado na arte sacra, por meio do estudo teológico, simbólico e litúrgico, em que todos os temas, cores, formas e colocação das obras são embasados historicamente, sempre buscando sempre o equilíbrio e unidade.

Aprovado na Lei de incentivo à cultura – Lei Rouanet – o projeto foi elaborado pela Ação Cultural com objetivo de oferecer a população da região um trabalho com qualidade técnica e artística que perdure por gerações. O projeto está orçado em cerca de R$ 900 mil reais, onde mais da metade desses recursos são para as estruturas e os vitrais que são fabricados artesanalmente com vidros importados e nacionais. A empresa contratada é a mesma que confeccionou parte dos vitrais do Santuário de Aparecida.

Na primeira etapa, iniciada em 2018, criou-se as obras do presbitério, com vários elementos pesquisados e concebidos por meio de pinturas e aplicação de mosaicos. O cristo ao centro é uma releitura do pantocrator, imagem antiga dentro da tradição cristã e todas as cores e símbolos voltada para a história da paróquia e sua padroeira que é Nossa Senhora Aparecida.

O Cores de Nossa Senhora Aparecida tem o apoio das empresas Agrobaggio, Dec Rio Piranhas, Agriterra, Amazônia Máquinas, Eletromóveis Martinello, Supermecado Del Moro, Araguaia Agrícola, Comercial Mariano, Posto Trevão, Dipagro, Grupo Via Norte e Guimarães Agrícola.

A realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Rolar para cima