PROJETO

Biblioteca Container é instalada na Praça da Integração em Sorriso

A magia de viajar para outros mundos correndo os dedos pelas páginas de um livro; ou de viajar embalado pelas imagens da 7ª arte agora estão ao alcance de todos os frequentadores assíduos – e novos também!, da Praça da Integração. Isso porque dia 1⁰ de julho, foi inaugurada a Biblioteca Container, instalada na Praça, no Bairro Novos Campos e que promete ser um ponto marcante da difusão cultural na região.

Organizada pela Ação Cultural, com apoio da Administração Municipal de Sorriso e patrocínio da Eletromóveis Martinello, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, a Biblioteca conta com um acervo de 500 títulos paradidáticos que podem ser lidos no local e também estão disponíveis para empréstimos.

A estrutura é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização, o que possibilitou também a instalação de uma sala de cinema e um espaço de múltiplo uso. O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, foi de R$ 520 mil.

A Prefeitura de Sorriso entrou com a infraestrutura para instalação dos contêineres e será responsável por fazer a manutenção da estrutura, bem como a disponibilização da equipe de servidores que promoverá atividades culturais para toda a família nos fins de semana.  

Presente na inauguração, o prefeito Ari Lafin, destacou a importância da instalação da Biblioteca. “Esse espaço se tornará um palco da cultura sorrisense e da cultura mundial”, disse. “Tenho certeza de que esse projeto amplia as possibilidades de desenvolvimento de toda a Região Leste; nos alegra comemorar os 34 anos de Sorriso com tantas ações na educação. Também queremos agradecer a iniciativa do terceiro setor, a preocupação e a sensibilidade da Eletromóveis Martinello em investir na educação sorrisense e a parceria da OS Ação Cultural”, só temos a agradecer e dizer que é dessa forma que se constrói uma grande nação”, complementa.

Vale ressaltar que houve uma capacitação para os professores da rede municipal onde foram abordadas

Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural, destaca que a comunidade irá receber apoio com vários equipamentos culturais que incluem a leitura e também em projeções, como filmes. Viviene faz questão de ressaltar que todo o consumo de energia do espaço será por meio de painéis solares, gerando economia, integrando o projeto cultural à questões sociais e ambientais e despertando aos futuros frequentadores a preocupação ambiental também. “Cultura é integração e aqui buscamos integrar o maior número de pessoas possível com boas ideias”, diz.

O gerente de marketing do Grupo Martinello, César Cappellari, pontua que desde a fundação a empresa vem apoiando as comunidades em seus aspectos educacionais. “A Eletromóveis Martinello tem participado de vários projetos e dentre eles agora estamos investindo em Sorriso em cultura e leitura, fortalecendo a cultura e demais atividades sociais”, frisa.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a Biblioteca Container mudará os contornos culturais da região Leste, principalmente das escolas localizadas no espaço. “É um rico equipamento cultural que será utilizado por toda a comunidade do entorno e principalmente pelas escolas no retorno às aulas, abrindo o campo de experiências das crianças, dos professores e dos pais”, diz ao citar as escolas Valter Leite, São Domingos, Vila Bela, Francisco Donizete, Papa João Paulo II e os Cemeis Sonho Encantado, São Domingos, Flor do Amanhã e Aquarela do Saber, localizados na Região Leste. “Como toda Biblioteca, esse espaço é mais um vasto campo de conhecimento novo a ser explorado”, completa.

Lúcia também agradeceu ao Ministério do Turismo, à Secretaria Especial de Cultura, à empresa responsável por disponibilizar os contêineres e equipamentos e à OSC Ação Cultural. “A Viviene da Ação Cultural intermediou esse processo todo e juntos estamos pensando em novos projetos culturais para Sorriso; com certeza ainda teremos outras novidades maravilhosas como essa Biblioteca futuramente”, finaliza a secretária. A Biblioteca Container é um projeto realizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Rolar para cima