NOTÍCIA

Plano Municipal de Cultura recebe segmentos neste sábado (12)

 A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realiza  sábado (12), a partir das 8h, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano,  o segundo encontro para debater a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A atividade integra a programação do Fórum Temático, espaço criado para abordagens de importantes temas relacionados ao Patrimônio Cultural, Gestão Cultural e Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

“A sociedade como um todo, está convidada a fazer parte desse movimento, em prol do fortalecimento da cultura regional. É a primeira vez que Cuiabá coloca em discussão, a elaboração de um plano, que irá proporcionar a efetivação de políticas públicas. Estamos muito contentes e com a certeza que ao final, será criado um programa dentro da realidade de cada setor envolvido”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

O Plano de Cultura configura o principal instrumento de planejamento de gestão do setor público cultural, contendo metas e ações específicas para cada segmento cultural, a serem executadas em curto, médio e longo prazo. O tempo de vigência total será de dez anos.
Os segmentos que serão tratados são: Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo); Artes Visuais e Artesanatos; Audiovisual; Música; Eventos e Produção Cultural; Economia Criativa.

“O evento está servindo de base, para que, os representantes dos diferentes segmentos culturais possam expor suas ideias, debater iniciativas para as áreas e formular propostas que possam compor o Plano Municipal de Cultura de Cuiabá. O documento está em desenvolvimento e será o responsável por direcionar as ações da Administração Municipal pelos 10 anos seguintes”, finalizou o secretário.

Além desse encontro no próximo sábado (12), está previsto novo encontro no dia 19 de e novembro.

PORTAL

Além dos fóruns temáticos, para estimular a participação popular na construção do Plano Municipal Cultura, foi colocado em funcionamento um portal que pode ser acessado por todo cidadão que deseja contribuir com a construção do Plano. Com a disponibilização do site (cultura.cuiaba.mt.gov.br), a Secretaria torna esse processo mais moderno e inclusivo, assegurando a premissa da participação popular como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.

A plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura de Cuiabá e possui um modelo de navegação completamente intuitivo. Nela, o cidadão pode acessar informações como agenda de debates, notícias, contatos, e ainda enviar suas propostas de acordo com cada segmento cultural. A previsão é de que o Plano esteja pronto para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá até fevereiro de 2023.

Rolar para cima